Condutores - Soluções Iônicas e Moleculares

Para que ocorra a corrente elétrica, é necessário um meio de propagação que permita a passagem dos elétrons. O meio condutor pode ser qualquer meio material (constituído por matéria). Portanto, alguns são bons condutores e outros são maus condutores (isolantes), ou seja, alguns permitem facilmente a passagem dos elétrons, outros dificultam e outros impedem.

Mas para uma solução permitir a condução de corrente, uma coisa é fundamental: a presença de íons. Os íons funcionam como “caronas”, que permitem o fluxo eletrônico. Dessa forma, as substâncias iônicas (quando em solução ou líquidas) liberam íons, portanto, conduzem corrente elétrica. Já as substâncias moleculares (quando em solução), se não sofrerem ionização não conduzem corrente elétrica.

Condutores Líquidos: As soluções básicas ácidas ou salinas. Nestes condutores, A corrente elétrica é constituída pelo movimento de íons em dois sentidos (cátions no sentido de campo elétrico e ânions que se deslocam no sentido oposto). Estes condutores são chamados eletrólitos.

Condutores Gasosos: O sódio, o fósforo, o mercúrio, o néon etc. Os gases em geral são isolantes, mas, quando ionizados tornam-se condutores.

Condutores Sólidos: Normalmente os metais, como o ouro, a prata e o cobre são citados como condutores Nos metais a corrente elétrica é constituída pelo movimento de elétrons que vão passando de um átomo a outro com grande facilidade, deslocando-se em sentido oposto ao do campo. Já outros sólidos como a madeira, o papel e o plástico são citados como não condutores, pois não permitem a passagem de fluxo de elétrons, ou deixam passar apenas um pequeno número deles.